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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Avaliação institucional no ensino superior é uma modalidade avaliativa, que visa a melhoria da qualidade das atividades acadêmicas. 

A partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) ela se realiza em dois processos distintos, mas complementares, um por uma Avaliação interna, por meio da autoavaliação institucional promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), isto é, pelo processo de produção de informações, monitoramento e reflexão sobre diferentes aspectos de dimensões institucionais relacionadas às práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Diante disto a CPA da Faculdade dos Gênios (FAGENIUS) será um processo contínuo de avaliação que visará a construção de conhecimento sobre realidade da Faculdade para a reflexão sobre o que deve ser mantido e o que precisa ser aperfeiçoado, fornecendo, dessa forma, subsídios para a tomada de decisão em busca da excelência acadêmica. 

Nesse sentido, tanto a autoavaliação como a avaliação externa sistematizará informações, que propiciarão a análise de sentidos, significados e resultados das práticas acadêmicas desenvolvidas pela instituição. 

Fornecerão indicadores que auxiliarão a compreender a relação entre esses resultados e as formas de organização, administração e ações, permitindo não só a identificação de fragilidades e potencialidades, mas também o planejamento de estratégias de superação de problemas e promoção da qualidade das práticas acadêmicas, além de demonstrarem seu desempenho significativo no tocante à responsabilidade social. 

A autoavaliação institucional será de inteira responsabilidade da instituição, que tem autonomia para estruturar e definir prioridades do processo avaliativo juntamente com os membros indicados pelos pares e nomeados pela Direção.

Perante o MEC a CPA deverá coordenar os processos internos para coleta de dados das diferentes dimensões do trabalho na faculdade, sistematizar e analisar as informações para subsidiar as ações gestoras da instituição.

OBJETIVOS DA CPA

  1. zelar para que as atividades de avaliação contemplem a análise global e integrada das diferentes dimensões – estruturas, relações, atividades, finalidades, responsabilidades sociais e compromisso social da instituição de educação superior;
  2. planejar o processo de Avaliação Institucional, com articulação entre avaliação interna e externa, contemplando a análise global e integrada das diferentes dimensões da Instituição e de seus Cursos, tendo por premissa a ação contínua de sensibilização de toda comunidade acadêmica a respeito da importância da avaliação nos processos de desenvolvimento institucional;
  3. possibilitar a dinamização da “Cultura da Avaliação” como prática cotidiana, envolvendo os gestores, o corpo acadêmico e o técnico-administrativo;
  4. explicitar o propósito da avaliação, cuidando para manter em todo o processo a transparência, a flexibilidade e a ética;
  5. disseminar os resultados da avaliação e promover a análise destes dados com vistas a desencadear ações para a melhoria dos processos de formação (ensino-aprendizagem) e de gestão;
  6. orientar o processo da avaliação visando ao aperfeiçoamento institucional traduzido pela eficácia e eficiência das políticas implementadas;
  7. prestar contas à sociedade e ao governo;
  8. propiciar a meta-avaliação como forma de retroalimentação do processo.

AVALIAÇÃO EXTERNA

Tem o papel de complementar a avaliação interna e alicerça-se em dois pilares: a autoavaliação da instituição e a análise da comissão externa.

A avaliação externa é concebida como oportunidade crítica em que os pares acadêmico-científicos, os conselhos profissionais, as autoridades patronais, as entidades de trabalhadores, os egressos, a sociedade civil do entorno e outras organizações não governamentais participam do exame da prática universitária com vistas à formulação e acompanhamento de políticas acadêmicas, administrativas e financeiras da Instituição de Educação Superior – IES.

A Avaliação Externa, é ainda realizada por especialistas do Ministério de Educação (MEC), pelo Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) ou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que promovem o acompanhamento e regulação de cursos de graduação e de pós-graduação. 

Os resultados obtidos com a avaliação interna e externa são tomados como referência para programas e projetos de melhoria. 

Nesse sentido, a trajetória da Avaliação Institucional, gradativamente, torna-se instrumento fundamental para o alcance dos objetivos propostos frente à abrangência e relevância do papel que desempenha no contexto educacional e das novas demandas que cada momento histórico apresenta.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A FAGENIUS entende que a Avaliação Institucional é um processo por meio do qual a instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser, como se organiza, administra e age, buscando sistematizar informações para que possa analisá-las, interpretá-las e utilizá-las como subsídio para a gestão acadêmica e administrativa.

Nesse sentido, a trajetória da Avaliação Institucional, gradativamente, torna-se instrumento fundamental para o alcance dos objetivos propostos frente à abrangência e relevância do papel que desempenha no contexto educacional e das novas demandas que cada momento histórico apresenta.

MEMBROS

Jovelina Noemia Jô de Carvalho – Coordenadora e Representante Docente
Jéssica Pereira de Souza – Representante Técnico Administrativo
Maria do Rosário Martins da Silva – Representante do Corpo Docente
Lucas Henrique de Melo – Representante Corpo Discente
Jacsan Ferreira Inácio – Representante Sociedade

RELATÓRIOS

MELHORIAS PROMOVIDAS PELA CPA

Sala de repouso para os colaboradores

Micro-ondas para os colaboradores

Armários para os colaboradores

Fogão por indução para os colaboradores

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